Ame o próximo e Ame a si! Ame a si e Ame ao próximo!

Certa vez, escrevi sobre colocar o outro em primeiro lugar, e um comentário em meu post foi no sentido de “ei, cuidado para não se anular!”.

Eu queria escrever um pouco e convida-lo(a) a pensar comigo sobre este assunto.

A 5a. lei da Liderança escrita por John Maxwell é a Lei da Adição, que diz que líderes agregam valor ao servir os outros. Como? Valorizando os outros, sendo mais valiosos para os outros, nos ligando àquilo que os outros valorizam, “Servir as pessoas que o seguem, realmente, purifica seus motivos e o ajuda a ter uma nova perspectiva”

Simon Sinek escreve sobre “desequilíbrio” em seu livro: Líderes se servem por último; dizendo que este acontece quando interesses egoístas estão desbalanceados com relação a interesses altruístas.

Olhando por este lado, quando pensamos no mandamento que está escrito em Mateus: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Não existe aqui uma ordem no sentido de quem vem primeiro, eu ou o outro. Mas sim, equilíbrio, porque a partir do momento que eu me amo, que eu cuido de mim eu estarei firme e forte para fazer pelo outro. E, fazer pelo outro, ou seja servir me ajudará a trazer o meu sentido.

Viktor Frankl fala sobre a transcendência, na medida em que o sentido da vida é descoberto na relação com o que está fora do indivíduo. E dessa forma eu entendo que o fato de servir me auxilia a encontrar sentido para minha vida. Frankl expressa 3 valores fundamentais que fazem toda a conexão com o que Jesus ensinou: 1) Valores de criação — o que o homem dá ao mundo; 2) Valores de experiência — o que o homem recebe do mundo; 3) Valores de atitude — postura que se adota diante da vida. Ou seja, nada mais nada menos que o equilíbrio entre o eu e o outro/mundo.

Falando em termos de amor, podemos pensar na definição dada por J. Hunter em O Monge e o Executivo, em que ele diz que estamos acotumados a pensar em amor enquanto sentimento, mas no entanto amor envolve vontade, ou seja, comportamento. E isso se relaciona com o mandamento de Jesus, indicando que existe ação em amar o próximo e amar a mim mesmo.

Em um outro livro: 12 Competências a Luz da Bíblia, Iraide Pita, escreve sobre a humildade como uma das principais competências de um lider. Humildade vem do latim e significa “filhos da terra”, referindo-se a uma virtude de não tentar se projetar superior a outras pessoas. Mas, segundo ela, humildade não deve ser confundida com inferioridade, referindo-se a que muitas pessoas ao tentar ser humilde adotam uma postura desleixada sem se preocupar com questões ligadas ao desenvolvimento profissional e cultural. Mais uma vez, equilíbrio.

O autor Steven Scott escreve sobre 4 dons que Jesus deixou para seus seguidores no livro: Os segredos da liderança de Jesus: Tornar-se mais intimo de DEUS (que eu chamaria de desenvolver sua espiritualidade); Acelerar seu crescimento pessoal; Capacitar outros cristãos (que eu chamaria de deixar um legado) e Causar impacto na vida de não cristãos (que eu chamaria de ser exemplo). — Desta forma enxergamos um equilibrio nestes dons ligados ao que está interno (si mesmo) e externo (o próximo).

O que quero chamar a atenção aqui é para esta fonte de equilíbrio. Ainda que você não seja um cristão, entenda a Bíblia como um livro e Jesus como um personagem, Os fundamentos que você encontrará em outras religiões não serão diferentes.

Ainda citando Frankl: o que distingue o ser humano de outros animais é a sua capacidade de Autotranscendência: se realizar ao se dedicar a uma causa (pessoas, coisas, projetos), para ele o equilíbrio é encontrado quando o ser humano vivencia isso.

E porque nos estressamos, nos deprimimos, andamos ansiosos, perdemos a energia? Porque estamos em desequilíbrio. Precisamos buscar o equilíbrio presente nesta frase: AMAR AO PRÓXIMO COMO A MIM MESMO.

Desta forma minha dica aqui é cuide da sua saúde física e mental, para que você esteja preparado para doar-se também ao mundo e estabelecer conexões com este mundo.

Psicoterapeuta, Logoterapeuta, Apaixonada por indivíduos, Humana, Sorridente, Tornando cada dia melhor

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store