Da Persona

Debora Torres (Career and Care)
2 min readApr 22, 2021

Presenciar o último módulo estudado no curso de Formação Clínica em LAE pela Casa do Sentido: Personalidade na Logoterapia foi de extrema importância. Tomar contato com as 10 Teses Franklianas sobre a pessoa mais uma vez e poder analisar em síntese as relações com a personalidade me fizeram caminhar num profundo de meu próprio eu e refletir sobre minha prática clínica.

Um contato a mais sobre as 10 Teses e um novo olhar para os mesmos conceitos: 1) a pessoa indivisível; 2) a pessoa insomável (a unidade do múltiplo e a multiplicidade do um; 3) a pessoa como um ser novo; 4) a pessoa espiritual; 5) a pessoa existencial; 6) a pessoa é ego (consciência); 7) a pessoa unidade e totalidade; 8) a pessoa dinâmica; 9) a pessoa diferente do animal; 10) a pessoa que compreende a si mesma a partir da transcendência.

Todas as vezes que assistimos um filme pela segunda vez ou lemos um livro pela segunda vez é possível notar elementos que ficaram de certa forma “escondidos” em nosso primeiro contato. Não foi diferente do que ocorreu comigo aqui no tema proposto. Já havíamos tido um primeiro contato com as 10 Teses na matéria de Visão Antropológica I. Mas confesso que este segundo momento foi um abrir de olhos para aquilo que eu já sabia.

Para um ser que existe além do diagnóstico que ele apresenta, pensando do ponto de vista da psicopatologia. Mas antes, e muito antes disso, para dentro da visão antropológica: pensando num ser único, singular, irrepetível. Dotado de uma identidade única. Carregando consigo uma personalidade única.

Os aspectos abordados sobre uma teoria da personalidade sobre o ponto de vista da logoterapia: os aspectos estáveis e duradouros da personalidade, a vontade de sentido como a mola propulsora da existência, uma tensão própria do homem entre o ser e o dever ser, o olhar do adoecimento frente a frustração da vontade de sentido, e, a proposta de mudança ou cura apelando para os valores, acessando os recursos saudáveis do indivíduo, ajudando-o a ampliar seu campo de possibilidades.

Conceitos que me fizeram parar para pensar como a Busca de sentido que influencia a formação da personalidade. Reforçando que a pessoa se manifesta através da personalidade, e que esta personalidade é o núcleo desta pessoa, assim sendo única, irrepetível e singular pudemos refletir sobre os aspectos psicopatológicos e enxergar a pessoa por trás da máscara que se manifesta através de suas características físicas e psíquicas.

E, assim, então, a partir destas reflexões, voltar-me para a visão antropológica de Frankl que vê o homem com positividade com uma dimensão noética sadia. Logo, enxergar meu papel como logoterapeuta que a partir de técnicas pode acessar este humano por trás da doença.

--

--

Debora Torres (Career and Care)

Psicoterapeuta, Logoterapeuta, Apaixonada por indivíduos, Humana, Sorridente, Tornando cada dia melhor