Antes de mais nada, sugiro que assistam o vídeo a seguir.

https://www.youtube.com/watch?v=5VOnuzBI0M0

Apenas 4 minutinhos, vale a pena. Reflitam e depois sigam a leitura.

Uau! Que vídeo fantástico!!! Apaixonante.

Tomei nota de alguns sentimentos que ao meu ver foram expressos pelas faces das pessoas dentro daquele hospital:

Desesperança, Cansaço, Choque, Expectativa, Tentativa, Novos olhares, Preocupação, Surpresa, Saudade, Realização, Esperança, Gratidão, Dor, Alívio.

Entendo que a expectativa permeia praticamente todas as pessoas no vídeo. Vivemos de expectativa. Quando elas são altas, e não atendidas pode vir a frustração. Quando são baixas demais, vem s surpresa depois. O fato é que a expectativa é necessária para que possamos dar sentido a vida. De certo que quando um foco grande gira em torno de um único assunto, perdemos a chance de olhar ao redor. Por isso, gostaria de ficar com a imagem da criança que foi visitar o pai (paciente terminal) e encontra no caminho um cachorro, quando faz um carinho, ela sorri. — Entendo aqui novos olhares, novas possibilidades. Maneiras de enfrentar as expectativas não atendidas (dor, luto, doença, perda) de maneira diferenciada, possibilitando ao nosso ser um novo olhar.

A expectativa circunda o normal e o patológico e nos mantém vivos, ainda que em sofrimento, mas em busca de possibilidades.

O sentimento que contracena com a expectativa é a Gratidão. Que está presente entre o normal e o patológico, a Gratidão nos faz olhar com outros olhares, enxergar que todos temos dores, que podem ser mais intensas ou menos intensas, mas que permeiam a vida de todos os seres humanos. E assim, podemos enxergar que não é só o patológico que dói e que precisa de cuidado, mas o normal também.

Psicoterapeuta, Logoterapeuta, Apaixonada por indivíduos, Humana, Sorridente, Tornando cada dia melhor

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store